Profissionais

ANTONIO CARLOS BERLINI

Advogado inscrito na OAB SP sob nº 125.597

Sócio Fundador do Escritório “Bonardo & Berlini Advogados”.
Licenciado em Estudos Sociais e Bacharelado em Direito.
Desde 1983, atuando em questões de Direitos Humanos, especializando-se na área da Infância e da Adolescência, principalmente relacionadas às Políticas Públicas, Sistema de Garantia de Direitos, medidas de proteção, Adoção Nacional e Adoção Internacional.
Ex-Seminarista do Pontificio Instituto Missioni Esteri (PIME).
Coordenador de Projetos de Cooperação Internacional no Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Pará).
Autor de vários artigos já publicados em sites, livros e revistas nacionais e internacionais especializadas da área da Infância e da Adolescência, no Brasil e no Exterior.
Organizador e Palestrante de inúmeros congressos e seminários jurídicos e sociais nacionais e internacionais (América Latina e Europa).
Professor dos Institutos Salesianos de Ensino; Professor da Rede Pública e Consultor Jurídico junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil);
Por 30 anos foi Representante e Coordenador Nacional da ONG Humanitária Ai.Bi. - Amici dei Bambini, com sede na Itália e presente em 30 países de quatro continentes.
Autorizado e Credenciado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República para atuação em procedimentos de Adoção Internacional.
Autorizado e Cadastrado pelo Departamento de Polícia Federal para atuação em processos e procedimentos de Adoção Internacional.
Já atuou em mais de 1.300 colocações de crianças e adolescentes em adoção nacional e internacional.
Ex-Diretor-Executivo da Associação Amigos das Crianças – Ai.Bi. Brasil, com sede em São Paulo e presente com projetos e atividades em mais três estados do Brasil.
Comentarista de Assuntos e Temáticas Sociais em telejornais da extinta UniTV Canal 48, em São Paulo
Consultor, orientador e julgador como membro de banca de inúmeros trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos, de Mestrado e de Doutorado nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia em temas de adoção nacional e internacional.
Consultor e Colaborador da Comissão Nacional de Pastoral Familiar e da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Capacitado com nota máxima na XII Semana de Direito Canônico e Extensão em Direito Processual Canônico (2014).
Membro efetivo da “Comissão Especial de Direito à Adoção” da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP), gestão 2009.
Agraciado com a Medalha do Mérito Cultural da OABSP (2012) e com a Medalha “Plínio Barreto” (2013) e com a Medalha “Noé de Azevedo” (2014) e com a Medalha “Cid Vieira de Souza”, em 2015 e Láurea e Medalha do Mérito Jurídico em 2016.


ATUALMENTE

Formador e Capacitador de Operadores Sociais e do Direito para o Sistema de Garantias da Infância e da Adolescência (acordos técnicos e parcerias firmadas com Tribunais de Justiça, Ministério Público Estaduais, CMDCAs, Prefeituras, ONGs, Grupos de Apoio à Adoção).
Consultor na área de políticas públicas para Infância e Juventude.
Membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP).
Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Seccional São Paulo.
Membro da Comissão Nacional de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
Membro Colaborador da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Sócio Fundador do Escritório de Advocacia, Assessoria e Consultoria Especializada “Bonardo & Berlini Advogados”, com sede na cidade de São Paulo.
Diretor Jurídico da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo, gestão 2017/2018.
Assessor Jurídico Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, gestão 2017-2019
Presidente da “Comissão Especial de Direito à Adoção” da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB/SP), gestões 2010 a 2012 e 2013 a 2015 e 2016 a 2018.

FRANCESCO MAURIZIO BONARDO

Advogado inscrito na OAB SP sob nº 230.791

Sócio Fundador do Escritório “Bonardo & Berlini Advogados”